domingo, novembro 05, 2006

Dia Nacional da Cultura: 5 de novembro



Em homenagem ao nascimento do grande mestre Rui Barbosa, hoje é comemorado o dia nacional da cultura. A data comemorativa foi instituída em 1970.

Rui Barbosa nasceu em 5 de novembro de 1849, na rua dos Capitães, hoje rua Ruy Barbosa em Salvador na Bahia.
Um dos mais importantes personagens da História do Brasil era um profissional nos campos do direito, como advogado e jurista, do jornalismo, da diplomacia e da política.
Foi deputado, ministro, senador e candidato á Presidência da República, por duas vezes, nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca e 1919, contra Epitácio Pessoa, foi derrotado em ambas.
Seu comportamento sempre revelou princípios éticos e independência política.

Participou dos mais importantes acontecimentos de sua época como: Campanha Abolicionista, defesa da Federação, Fundação da República, Campanha Civilista e representou o país na Segunda Conferência Inter­nacional da Paz em Haia, defendendo a teoria brasileira de igualdade entre as nações.
Estudioso da língua portuguesa sucedeu a Machado de Assis na presidência da Academia Brasileira de Letras.

Em julho de 1922 descobriu um grave edema pulmonar com iminência de morte. Em fevereiro de 1923, sofreu uma paralisia bulbar e em 1 de março de 1923 veio a falecer em Petrópolis no Rio de Janeiro .

Fundação Casa de Rui Barbosa – Tem sede na casa onde residiu o intelectual brasileiro, entre 1895 e 1923. Localiza – se na Rua São Clemente, nº. 137 – Rio de Janeiro.